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Como entender a concorrência e tornar o frete competitivo de forma sustentável

Por Maurício Balassiano

Pegue o peso e a cubagem da carga, compare às tabelas de preço dos Correios e das demais transportadoras contratadas. Aplique esta fórmula a todos os seus produtos. Assim habitualmente se calcula o valor a ser cobrado pelo frete.

A conta está longe de ser simples, e aplicá-la de maneira errada pode comprometer toda a lucratividade das vendas. Por conta de sua complexidade, o tema “desafios da política de entregas no e-commerce” foi amplamente discutido na NRF 2015, maior evento mundial de varejo.

Para alcançar vantagem competitiva é preciso entender como cada um dos concorrentes trabalha o sistema de entrega e, consequentemente, como influencia na formação dos preços dos produtos. Confira quais pontos devem ser analisados para um bom monitoramento de frete:

Formas de envio - É necessário entender as opções que as lojas virtuais oferecem, como, por exemplo, entrega expressa ou agendada. Feito isso, é hora de determinar se as opções disponibilizadas são muito utilizadas pelos consumidores e de fato são fatores decisivos de compra. Além disso, vale destacar que nem todas as opções de entrega estão disponíveis para todos os produtos e regiões de destino. Portanto, crie um mapeamento por produto e região, e então descubra para quais produtos e regiões você pode melhorar a oferta de frete.

Categorias de produto – Faz parte da estratégia de preços de um e-commerce trabalhar com diferentes políticas de frete por departamento, categoria ou tipo de produto. Por isso, é necessário analisar como a concorrência atua em cada departamento e focar nos segmentos que têm mais importância para o negócio. Aqueles produtos mais populares e que podem ser facilmente comparados na sua loja e na concorrência, precisam ter uma boa oferta de preço e de entrega, pois são estes os produtos responsáveis por criar a percepção de valor na cabeça do consumidor.

Regiões – Assim como os departamentos, para cada região do país há uma definição diferente do valor de frete. Entender como o concorrente atua em cada local, desde o tipo de envio (expressa, normal, agendada) até se disponibiliza entrega grátis ou não, é fundamental para ser competitivo. Observando a concentração de boas ofertas de entrega por região (Sul, Sudeste, Nordeste) em cada loja concorrente, é possível identificar onde estes concorrentes possuem mais vantagem competitiva em função da localização dos centros de distribuição.

Frete grátis – É normal ver lojas virtuais oferecendo essa vantagem aos consumidores. No entanto, antes de iniciar a mesma ação é preciso analisar na concorrência três pontos: preço do produto, valor do frete e a soma dos dois. Assim, é possível identificar se o e-commerce repassou o desconto no valor do produto para o preço da entrega, se repassou o desconto na entrega para o preço do produto ou se de fato está reduzindo as margens de lucro.

Ricardo Ramos é CEO da Precifica, empresa especializada em precificação inteligente

2015-04-04

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